sexta-feira, 19 de setembro de 2014


Vários nomes, o mesmo ESQUEMA



retirado de: http://ganhemvergonha.pt/post/50097082728/dragao-porto-direct-to-j-scenario-group-dp
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Dragão Porto, Direct to J, Scenario Group DP, Leading Eventos Porto, Axes Market, Ambição International Marketing Lda., Trabucaqui ou Capital Prodigy(existem muitas mais) poderiam ser um conjunto de entidades mas são, aparentemente, designações usadas por apenas uma empresa (ou estratégia) fraudulenta. A indiciá-lo está o facto de terem ofertas de emprego com textos muito idênticos, filosofias e processos de recrutamento iguais, páginas web rudimentares e pouco esclarecedoras para empresas de marketing (quando existem), ligações entre elas no Facebook e, sobretudo, a existência na Internet de inúmeras queixas semelhantes que incluem os mesmos nomes para os responsáveis das empresas e moradas iguais (mas que mudam muitas vezes). 
Em seguida, vamos tentar apresentar o seu “esquema” em dez pontos:
  1. A empresa anuncia uma oferta de emprego online com salários anuais atractivos destinados a “administrativos”, “gestores de equipas”, “charities fields sales advisors”, profissionais de “formação social” ou “recursos humanos”, entre outros;
  2. Os candidatos recebem respostas rápidas, geralmente com convocatórias para uma entrevista na manhã do dia seguinte, sem saberem grande informação sobre o cargo ou a empresa e com indicação para levarem roupa formal e sapatos confortáveis;
  3. Ao chegarem à morada geralmente encontram um grande número de candidatos, todos convocados para a mesma hora matinal;
  4. Depois da explicação sobre a filosofia da empresa os candidatos vão para a rua, seguindo funcionários da empresa designados leaders;
  5. No caminho percorrido, por vezes longo, feito a pé ou de transportes públicos (obviamente pagos pelos candidatos), os leaders vão entrevistando as pessoas e testando os seus conhecimentos de marketing;
  6. Chegados a zonas residenciais, leaders e candidatos vão de porta em porta e pedem donativos destinados a campanhas da Unicef, AMI, Médicos Sem Fronteiras, Cruz Vermelha, etc. (na Internet  não encontramos quaisquer ligações entre as empresas e estas organizações);
  7. No final de um dia inteiro de peditório, os candidatos são sujeitos a novos questionários;
  8. Geralmente, as empresas informam as pessoas de que não foram escolhidas para o cargo em oferta mas propõe-lhes que fiquem a executar o trabalho de angariador;
  9. Os angariadores recebem exclusivamente comissões do valor obtido nos peditórios diários, sem valor base e qualquer subsídio associado;
  10. As pessoas apresentadas aos candidatados como membros das empresas são normalmente de diferentes nacionalidades (sobretudo espanhóis).

São várias as denúncias sobre estas empresas na Internet  (pelo menos desde 2011) e o tema provocou grande indignação na blogosfera há uns meses (ver mais) e uma estranha sentença em tribunal (ver mais). Nos próximos dias publicaremos testemunhos de pessoas que tiverem experiências nestas empresas.

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